Notícias Cultura Lazer Saúde Esportes

Notícias
Cultura
Lazer
Saúde
Esportes


Você está em: Notícias/Natureza preservada/Notícias
 
Publicado em 22/06/2011
Decoração junina é feita com materiais recicláveis
Amargosa está realizando o primeiro São João sustentável do Brasil.
 

AMARGOSA - A natureza do forró

Amargosa está realizando o primeiro São João sustentável do Brasil. E, para garantir o máximo de aproveitamento dos materiais usados na decoração da festa, a Prefeitura Municipal planejou um esquema especial.

Os balões decorativos foram confeccionados com jornais e lâmpadas econômicas; durante a festa, serão usados geradores movidos à biodiesel; as bandeirolas vão ser reaproveitadas nas próximas festas ou doadas às atividades de artesanato do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); o bagaço da cana vai ser reutilizado no Alambique; o uso de lenha de eucalipto – que não possui misturas que podem conter madeiras nativas de espécies em extinção - na Casa de Farinha e o reaproveitamento das plantas da Vila no paisagismo da cidade.

Além disso, toda a decoração será feita com materiais recicláveis, como pneus e garrafas pets, e o material utilizado pelos patrocinadores também será destinado à reciclagem. Colabore você também e nos ajude a fazer o São João mais sustentável do país.

A Festa

No mês de junho,de 17 à 26,o forró contagia uma das cidades mais belas do interior da Bahia. O São João de Amargosa tornou-se um dos mais importantes e movimentados festejos juninos do Brasil. Maior a cada ano que passa, o evento é resultado do encontro de diversos elementos da cultura popular e da alegria dos milhares de forrozeiros, dos quatro cantos do País, que curtem a verdadeira tradição nordestina.

Amargosa fica a 240 quilômetros de Salvador, em uma região chamada Vale do Jiquiriçá. A presença de cachoeiras, rios, morros, fauna e flora exuberantes torna a região um grande atrativo turístico.

Vila Amargosa

Próximo à área dos shows, fica situada a Vila Amargosa, que mostra um pouco do “clima da roça do interior”. Este local abriga uma cidade cenográfica de 1.000 m2 e uma fazendinha onde são expostos animais de produção e exóticos. Lá é possível saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações culturais locais.

A Vila é uma réplica de um arruado com casas simples e coloridas, prefeitura, mercearia, igrejinha, forrós pé-de-serra e coreto. Para a sua montagem, foram pesquisados os traços arquitetônicos das construções nos povoados da zona rural da região. É neste local que acontece a apresentação da burrinha.


O que ver na cidade

Amargosa também é conhecida como “Cidade Jardim” devido aos seus belos jardins, que podem ser vistos nas praças Lourival Monte, Iraci Silva e Bosque. Situada no Vale do Jiquiriçá, entre vales e morros do Recôncavo baiano, a cidade é também um destino prazeroso para quem curte a natureza.

O turismo ecológico na região tem como principal atrativo a Serra do Timbó, área que está inserida no Bioma Mata Atlântica e que abriga parcela significativa da diversidade biológica do País. A serra possui valor paisagístico inestimável. Na região é desenvolvido o projeto Timbó, uma parceria entre a ONG Centro Sapucaia, a Prefeitura de Amargosa e o Ministério Público.

 
 

Foto Divulgação:
 
 
Tags: Amargosa  São João  Sustentável  Reciclagem 
 
 
Fonte: Amargosa.gov.br

Publicidades
Hot Tags
   Nordeste    Monange Dream Fashion   Preservação   PESQUISA REVELA    Alemanha    Tristeza   JORNAL BRITÂNICO   EXPORTAÇÕES DE CELULOSE   EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR
    Brasil    2011   SALVADOR É A PRIMEIRA CIDADE A RECEBER O TIM PRÉ-FIXO    Pesquisa   DESTINAÇÃO DE PNEUS SERÁ CONTROLADA PELO IBAMA   Humor    renda   Lauro de Freitas
   Feriado    horários   SETOR HOTELEIRO   Trabalho   EM ABRIL O CONSUMO    ONU   NOVOS LABORATÓRIOS DO SINAI   DÓLAR TERMINA EM ALTA
    desigualdade social    emprego    árvores nativas    UEFS    mudanças    Brasil   Pesquisa Científica   Moda
   LULA E WAGNER    desempenho   Prêmio Jovem Cientista