Notícias Cultura Lazer Saúde Esportes

Notícias
Cultura
Lazer
Saúde
Esportes


Você está em: Notícias/Natureza preservada/Notícias
 
Publicado em 22/06/2011
Decoração junina é feita com materiais recicláveis
Amargosa está realizando o primeiro São João sustentável do Brasil.
 

AMARGOSA - A natureza do forró

Amargosa está realizando o primeiro São João sustentável do Brasil. E, para garantir o máximo de aproveitamento dos materiais usados na decoração da festa, a Prefeitura Municipal planejou um esquema especial.

Os balões decorativos foram confeccionados com jornais e lâmpadas econômicas; durante a festa, serão usados geradores movidos à biodiesel; as bandeirolas vão ser reaproveitadas nas próximas festas ou doadas às atividades de artesanato do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); o bagaço da cana vai ser reutilizado no Alambique; o uso de lenha de eucalipto – que não possui misturas que podem conter madeiras nativas de espécies em extinção - na Casa de Farinha e o reaproveitamento das plantas da Vila no paisagismo da cidade.

Além disso, toda a decoração será feita com materiais recicláveis, como pneus e garrafas pets, e o material utilizado pelos patrocinadores também será destinado à reciclagem. Colabore você também e nos ajude a fazer o São João mais sustentável do país.

A Festa

No mês de junho,de 17 à 26,o forró contagia uma das cidades mais belas do interior da Bahia. O São João de Amargosa tornou-se um dos mais importantes e movimentados festejos juninos do Brasil. Maior a cada ano que passa, o evento é resultado do encontro de diversos elementos da cultura popular e da alegria dos milhares de forrozeiros, dos quatro cantos do País, que curtem a verdadeira tradição nordestina.

Amargosa fica a 240 quilômetros de Salvador, em uma região chamada Vale do Jiquiriçá. A presença de cachoeiras, rios, morros, fauna e flora exuberantes torna a região um grande atrativo turístico.

Vila Amargosa

Próximo à área dos shows, fica situada a Vila Amargosa, que mostra um pouco do “clima da roça do interior”. Este local abriga uma cidade cenográfica de 1.000 m2 e uma fazendinha onde são expostos animais de produção e exóticos. Lá é possível saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações culturais locais.

A Vila é uma réplica de um arruado com casas simples e coloridas, prefeitura, mercearia, igrejinha, forrós pé-de-serra e coreto. Para a sua montagem, foram pesquisados os traços arquitetônicos das construções nos povoados da zona rural da região. É neste local que acontece a apresentação da burrinha.


O que ver na cidade

Amargosa também é conhecida como “Cidade Jardim” devido aos seus belos jardins, que podem ser vistos nas praças Lourival Monte, Iraci Silva e Bosque. Situada no Vale do Jiquiriçá, entre vales e morros do Recôncavo baiano, a cidade é também um destino prazeroso para quem curte a natureza.

O turismo ecológico na região tem como principal atrativo a Serra do Timbó, área que está inserida no Bioma Mata Atlântica e que abriga parcela significativa da diversidade biológica do País. A serra possui valor paisagístico inestimável. Na região é desenvolvido o projeto Timbó, uma parceria entre a ONG Centro Sapucaia, a Prefeitura de Amargosa e o Ministério Público.

 
 

Foto Divulgação:
 
 
Tags: Amargosa  São João  Sustentável  Reciclagem 
 
 
Fonte: Amargosa.gov.br

Publicidades
Hot Tags
    Ponte    investimentos    Carlos Roberto Lima Dias.    ONU   Juazeiro   Carnaval 2011   Chuva   PETROBRAS BATE RECORDE    emprego
   Solidariedade   PRAZO PARA ENTRAR COM AÇÃO JUDICIAL   Lauro de Freitas    renda   Trabalho   Guanambi terá novo frigorífico   BMeFBOVESPA APOSTA    apagão
    renda   China   Trabalho    TERCEIRA MAIOR REFINARIA DO PAÍS   DIA DOS NAMORADOS    Pelourinho    emprego    Ultramaratonista
    Ivete Sangalo   Medalha do Ministério Público    renda   Trabalho   BAHIA GANHARÁ    Jaques Wagner   BALANÇA COMERCIAL    Salvador
    emprego    Bahia   AMBEV ANUNCIA AUMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE FÁBRICA DA BAHIA   SUPERMERCADO OFERECE   ESTIMATIVA DIZ QUE MINÉRIO    Divaldo Franco